sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

O envolvimento da CIA em Camarate!!!

 


«Faz hoje anos que o Primeiro Ministro Sá Carneiro morreu num atentado/ acidente de avião no aeroporto de Lisboa, 4 de Dezembro de 1980, juntamente com o seu Ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa e …
Houve mil e uma investigações, inquéritos parlamentares abertos, fechados, reabertos... anos seguidos… conclusões acerca do caso, se foi atentado ou acidente… é niente, zero…

Um oficial general dos EUA, Oswald Le Winter, e que foi agente da CIA 20 anos até 1985, desempenhando então a função de Chefe do ITAC na NATO em Bruxelas (Intelligence Centre Threat Analysis), já retirado escreveu um livro titulado Desmantelar a América, cujo último capítulo se chama “Declaração do Dr O. Le Winter perante o Parlamento Português”, a ser proferida até final de 2001. (eu tenho este livro).


Esta declaração é exclusivamente sobre o atentado contra o Primeiro Ministro Sá Carneiro, descreve o quadro político e as razões que determinaram a execução do atentado, quem e como o foi.
O que Lee Winter diz, com todos os detalhes, aqui de forma sintética é o seguinte:
1º Foi a CIA que, por ordem política, planeou e coordenou o atentado, executado por operacionais portugueses.
2ª Porquê?
Diz que o Primeiro Ministro Sá Carneiro tinha declarado pretender ir ao Senado dos EUA, pessoalmente, informar que Portugal tinha embarcado armamento num navio em Setúbal, que foi fornecido ao Irão por ordem dos EUA. (mais que 1).
E que tal armamento tinha sido fornecido em violação do bloqueio de armamento proposto pelos EUA e aprovado pela ONU contra o Irão, à época em guerra contra o Iraque.
Estes embarques de armamento foram executados no governo anterior ao de Sá Carneiro.
Curiosamente, eu sei que isto é verdade, porque um Oficial do Exército, do meu curso, em funções na Fábrica de armamento do Braço de Prata na altura … foi algumas vezes ao Irão por causa disso…
Apesar de ter sido informado que não era aconselhável fazer tal denúncia, insistiu.
3º - Porque é que era inconveniente ir ao Senado denunciar os fornecimentos de armamento?
Pelo seguinte: -
Em 1980 era Presidente dos EUA Ronald Reagan, o seu Vice-Presidente era George Bush pai, que tinha sido Director da CIA do Presidente anterior Jimmy Carter.
No decurso da campanha para as Presidências, confrontaram-se Ronald Reagan e Jimmy Carter... e este último estava à frente nas intenções de voto.
No Irão, nessa época, O Xá Reza Palevi tinha sido substituído, revolucionariamente, pelo Aiatola Khomeini, sendo este antiamericano…



Em Teerão, entretanto, o Povo, em convulsões revolucionárias, tinha ocupado a Embaixada dos EUA… em protesto contra os americanos e mantinham tal ocupação… que se prolongou no tempo… Reagan e George Bush decidiram explorar eleitoralmente a ocupação da Embaixada dos EUA em Teerão… contra Jimmy Carter... alegando incompetência deste para a resolver…
Foi feita uma tentativa militar para a resolver… com aviões e helis a aterrarem com tropas especiais em bases remotas do Irão… sob a Presidência Carter… mas acabou em desastre total… com os helis todos destruídos alegadamente por uma tempestade de areia…
Em determinado momento da corrida eleitoral era claro que se Jimmy Carter conseguisse fazer desocupar a embaixada dos EUA ganharia as eleições, se não seria Reagan…
George Bush, Director da CIA e candidato a Vice, propuseram então ao tal Aiatola Khomeini, líder religiosos e político do Irão, que mantivesse a ocupação da Embaixada até ao dia das eleições... e, em contrapartida, os EUA, contra o boicote de armamento, forneceriam armamento ao Irão para a guerra contra o Iraque.
O Irão manteve a ocupação da Embaixada dos EUA… Ronald Reagan ganhou as eleições e, exactamente no dia da tomada de posse de Reagan, em telefonema com Khomeini acordou fornecer secretamente armamentos… e nesse mesmo dia os Iranianos desocuparam a Embaixada dos EUA.
4º.. Como foi que os EUA forneceram o armamento ao Irão contra o seu próprio bloqueio internacional?
Portugal foi solicitado a fornecer, e forneceu, entre outros, alguns carregamentos de armamento via marítima, o que envolveu na altura militares políticos do Conselho de revolução, pelo que L. Winter diz.


5º.. Caso o ex PM Sá Carneiro fosse ao Senado dos EUA apresentar o caso... denunciar os fornecimentos de armamento… era óbvio... que tal implicaria… o Impedimento (Impeachment) de Ronald Reagan e George Bush…
6º.. É claro que Sá Carneiro ao insistir em ir fazer tal denuncia… pessoalmente... ao Senado... foi inocência a mais… e assinou a sua sentença de morte…
Tudo isto, com detalhes concretos, está preto no branco, no livro referido... que eu tenho aqui.
Como todos compreenderão Portugal não pode concluir nada disto... porque se o concluir... haverá mais acidentes em Camarate, ou noutro local qualquer.»

Texto do meu excelentíssimo amigo José Luiz Costa e Sousa, ao qual aproveito para agrasdecer e endereçar um grande abraço.

Alexandre Sarmento

Sem comentários:

Enviar um comentário

A busca pela consciência.

  Estou farto de aturar gente de mente fechada, gente com palas, gente com capacidade de raciocínio curta, ou sem capacidade de raciocínio d...