quarta-feira, 24 de março de 2021

A lusitana democracia racial, por Franco Nogueira.

 

«... Eu diria, antes de mais, que afirmar a inviabilidade de o homem negro se integrar na sociedade portuguesa constitui uma atitude ou posição racista. Não se pode integrar, porquê? Acaso se considerará que o negro é tão inferior que não pode «atingir» o modo de vida português? Acaso se julgará a sociedade portuguesa tão elevada e tão superior que homens de outras raças não são dignos de se integrarem naquela? A verdade é que, no plano moral como no plano sociológico, as duas sugestões são de repudiar. Não há raças que por definição sejam superiores ou inferiores, e a história diz-nos que só os países formados por raças diferentes e misturadas têm sido criadoras e desempenhado papel de relevo. Por outro lado, reparemos em que a orientação ideológica dos que negam a integração do negro africano na sociedade portuguesa é idêntica à dos que reclamam e defendem, e com razão, a integração do negro americano na sociedade norte-americana, que é de maioria branca. Em que ficamos? Por que motivo essa integração é legítima e viável num caso e não é no outro? E o Brasil: não temos aí um caldeamento de raças? Por que não será praticável conseguir o mesmo em Angola e Moçambique? Por estarem geograficamente separadas? Mas não se conseguiu já aquele objectivo em Cabo Verde? E apesar das ilhas de Hawai e do Alaska serem habitadas por chineses, japoneses, malaios, indonésios, esquimós, não foram todos integrados na sociedade norte-americana? Poderia citar muitos outros exemplos e casos. Por que há-de ser um mito no caso português? Aliás, a democracia racial é uma funda tradição portuguesa».

Franco Nogueira 

1 comentário:

  1. Dr Franco Nogueira, Exmo. Ministro do Estrangeiro no tempo de Salazar, e o Presidente dos EUA, GRANDE FINANCIADOR DOS GRUPOS POLITICOS DE ANGOLA, que deu origem, ao combate terrorista ás ex-colónias Portuguesa e a grande matança do POVO, branco, negros, e mulatos, MAS ESTE PRESENTE NUNCA VIU O QUE ACONTECIA, NA AMÉRICA BAIRRO OU LOCAL ONDE HAVIA NEGROS É DESVALORIZADO POR HABITAREM NEGROS.

    ResponderEliminar

A busca pela consciência.

  Estou farto de aturar gente de mente fechada, gente com palas, gente com capacidade de raciocínio curta, ou sem capacidade de raciocínio d...