"O tigre de hoje é idêntico ao de há seis mil anos atrás, porque cada tigre tem que começar de novo a ser tigre, como se não tivesse existido nenhum outro antes.
⠀⠀⠀
O homem, ao contrário, graças ao seu poder de recordar, acumula seu próprio passado, toma posse dele e o aproveita.
⠀⠀⠀
O homem nunca é um primeiro homem: começa a existir, desde logo, sobre certa quantia de passado amontoado. Esse é o tesouro único do homem, seu privilégio e seu sinal. Mas o que parece justo e digno de ser conservado é a menor das riquezas desse tesouro: o importante é a memória dos erros, que nos permite não cometê-los sempre.
⠀⠀⠀
O verdadeiro tesouro do homem é o tesouro dos seus erros, a vasta experiência vital decantada gota a gota ao longo dos milénios. Por isso Nietzsche define o homem superior como o ser ‘de mais vasta memória’.
⠀⠀⠀
Romper a continuidade com o passado, querer começar de novo, é aspirar a cair e plagiar o orangotango.
⠀⠀⠀
Ortega y Gasset, no livro "A Rebelião das Massas"
"A verdade, a decisão, o empreendimento, saem do menor número; o assentimento, a aceitação, da maioria. É às minorias que pertencem a virtude, a audácia, a posse e a concepção." Charles Maurras
terça-feira, 9 de março de 2021
Aprender com o passado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O Molusco...
Para bom entendedor... «(...) A ambiguidade da figura de Caetano, de acordo com o The New York Times, tinha ficado bem demonstrada na sua at...
Sem comentários:
Enviar um comentário