sexta-feira, 8 de novembro de 2019

São Martinho e as castanhas.

Resultado de imagem para sao martinho

São Martinho foi um cavaleiro, um monge e um santo. 
Foi capaz de trazer o verão ao outono, o tal Verão de S. Martinho.

Martinho, nascido na Hungria por volta do ano 316, foi um soldado romano que, depois de receber o baptismo e renunciar a milícia, fundou um mosteiro em LigugéFrança, onde viveu uma vida monástica.

Reza a lenda que no ano de 337, no século IV, num outono duro e frio, regressava a casa quando encontrou no seu caminho, a meio de uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola, o cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das suas costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo, nesse exacto momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar.
Nessa mesma noite, Martinho sonhou com Jesus vestido com a metade da sua capa e que, apontando para um grupo de anjos, lhe disse: "Foi São Martinho catecúmeno quem me agasalhou".
O milagre ficou conhecido como "o verão de São Martinho". Desde então, por altura de Novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol brilha no céu, replicando aquilo que aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o seu manto ao mendigo.
É por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de Novembro.
Esse hoje, famoso cavaleiro da história, era um militar do exército romano que abandonou a guerra para se tornar num monge católico e fazer o bem.
São Martinho foi um dos principais religiosos a espalhar a fé cristã na Gália (a actual França) e tornou-se num dos santos mais populares da Europa, diz-se que protege os alfaiates, os soldados e cavaleiros, os pedintes e os produtores de vinho!
Foi a 11 de Novembro que São Martinho foi sepultado na cidade francesa de Tours, e é por esse motivo que a data foi a escolhida para celebrar o Dia de São Martinho.
Além de Portugal, também outros países festejam este dia.
Em França e Itália, à semelhança de Portugal,comem-se castanhas assadas, já em Espanha, faz-se a matança de um porco, e na Alemanha acendem-se fogueiras e organizam-se procissões.

Alexandre Sarmento

Sem comentários:

Enviar um comentário

A busca pela consciência.

  Estou farto de aturar gente de mente fechada, gente com palas, gente com capacidade de raciocínio curta, ou sem capacidade de raciocínio d...