terça-feira, 17 de março de 2020

Retornados, o bode expiatório dos traidores de Abril!!!



Resultado de imagem para retornados

Resultado de imagem para retornados

Palavras, nas quais António José Saraiva fez o verdadeiro retrato do povo português, ante a original descolonização, em que a vanguarda revolucionária do 25 de Abril supostamente teria proporcionado ao país e às próprias Forças Armadas, uma tranquilizante lavagem ao cérebro.

"Diz-se e escreve-se que eles (retornados) eram exploradores, brutais, ávidos de lucros, criminosos de delito comum, culpados de si mesmos (...) Esses que apontam os crimes dos retornados - que fizeram, durante vidas inteiras senão aproveitarem-se dos ditos crimes? Como foi possível a vida parasitária da maior parte da população portuguesa durante séculos, senão às costas do preto, accionado pelo colonizador? Donde vinha o café e o açúcar que se consomem ainda hoje abundantemente nas pastelarias de Lisboa? Donde vinha o algodão barato que permitia a tantos operários e patrões sustentarem-se de fabriquetas primitivas? Donde vinham as toneladas de ouro que faziam do escudo uma moeda forte, permitindo, com uma indústria deficiente e uma agricultura rudimentar, sustentar legiões de funcionários improdutivos? Todos somos responsáveis pela política de Portugal, em África, prosseguida com tenacidade desde os fins da monarquia, objectivo prioritário da primeira república, a que se dedicavam homens como Mariano de Carvalho, Brito Camacho e Norton de Matos. Os retornados não são mais do que boomerang do império que todos nós fomos. O retorno que nos atinge em cheio é a arma que o nosso braço lançou. Os retornados, com que o País foi solidário enquanto foram prósperos, são uma acusação viva lançada à cara da nação inteira. Uma dupla acusação. Em primeiro lugar, porque o fenómeno dos retornados é o resultado de uma política de descolonização cuja torpe inércia é tão profunda quanto o arranque das descobertas foi deslumbrante. A página da descolonização não foi menos sangrenta que a da expansão; só que foi um pântano podre, enquanto a outra foi fogo que alumiou a Terra (...) O ódio racial aos retornados a pretexto dos seus crimes é apenas uma maneira de a nação portuguesa querer ilibar-se dos crimes por que toda ela é absolutamente responsável. É um caso típico de bode expiatório. E lança uma viva luz sobre o mecanismo do racismo. Trata-se de discriminar uma parte da nação, lançando sobre ela o odioso dos males colectivos. O retornado é o cristão-novo dos nossos dias. Serve para o resto do povo imacular a sua consciência; convencer-se de que nada tem que ver com os malefícios e os abusos da colonização. Serve também para desviar as atenções dos erros cometidos em nome da nação: se eles retornaram é porque são inteiramente maus e porque a descolonização foi um fracasso vergonhoso. E servirá para desculpar outras inépcias que vão cometer-se... O racismo nasce fundamentalmente dessa necessidade de limpeza de uma dada comunidade. Nós portugueses pecamos puros, porque as culpas foram desse punhado de "criminosos". E se eles, tiveram de retornar, a culpa não é dos responsáveis dessa sangrenta e lamacenta descolonização: não, a culpa é dos retornados, culpados de si mesmos, como já foi escrito (...) Os retornados chegam no momento em que precisamos de uma desculpa para o maior fracasso da nossa História e de um objecto para cevar a nossa frustração irremediável".

António José Saraiva, destacado antifascista, no semanário "Liberdade", de 5 de Maio de 1976

13 comentários:

  1. Absolutamente de acordo. Fui para Mocambique com 4 anos de idade e caos 30 anos, casado e com 2 filhos tivemos que fugir para a Africa do Sul.
    Voltei agora para Portugal com 77 anos.

    ResponderEliminar
  2. Angolano nascido numa vila la no mato aonde havia apenas um policia nunca vi o racismo de que tantos acusam os retornados nem nunca vi roubos como aqueles efetuados pelos tais da dita revolucao que o Sr Dr Salazar manteve longe de Portugal por saber bem o calibre dessas bestas e, ve-se no que deu. Vidas perdidad, genocidio e tudo o mais para todos independentemente da cor ou credo. Malditos assassinos e ladroes. O que vai a volta a volta vem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comungo na íntegra porque nasci e cresci em Angola até o 25 de Abril

      Eliminar
  3. Falar de 25 de Abril é falar de tudo isto, ter capacidade para perceber as conjinturas e momentos historicos, sociais e politicos. Se não passa do que alguém disse, escreveu fora dessa realudade Então é melhor escrever pir baixo o nome do partido que lhe comanda a mente.

    ResponderEliminar
  4. Nasci em Portugal, fui com 2 anos para Moçambique, no tempo que estive lá interagiamos com todas as raças e credos

    ResponderEliminar
  5. Falar do 25 de Abril é dizer que até à data fomos e ainda estamos sendo governados por corruptos, ladrões justiça com interesses uma cambada de filhos da puta que os pariu

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. reparem bem ao que fizeram aos NOSSOS

    ResponderEliminar
  10. Neste mundo há sempre o retorno da medalha!��

    ResponderEliminar
  11. Descolonização o maior fracasso de Portugal.Vergonha e decepção.

    ResponderEliminar

A busca pela consciência.

  Estou farto de aturar gente de mente fechada, gente com palas, gente com capacidade de raciocínio curta, ou sem capacidade de raciocínio d...