segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Tempo de Escolha.

 


Cada vez mais me revejo na opinião do sociólogo António Barreto, por sinal um antigo militante e mesmo ministro de um governo de esquerda, felizmente a mente humana evolui, o ser humano evolui.
Tenho hoje um grande respeito e admiração por esta figura, gosto muito da forma honesta e explícita com a qual faz passar a mensagem, da forma como nos passa o seu conhecimento e experiência, sim é isto que falta a este povo, evolução, especialmente a nível intelectual, a nível de consciência, uma sociedade funcional, em evolução, uma sociedade atenta aos erros cometidos no passado, uma sociedade avisada para no futuro não voltar a insistir nos mesmos erros, aprender com o passado, e para finalizar, uma sociedade capaz de admitir os seus erros, as suas falhas, basta de assacar sempre as culpas a outrem, é hora de começarmos a assumir as nossas responsabilidades, é hora de mudar de vez de atitude!!!

«A desculpa externa, o bode expiatório externo, a culpa que vem do exterior sempre funcionou em Portugal. Inimigos, riscos e perigos vêm sempre de fora. O que corre mal, para quem está no poder, vem de fora. Comunistas, terroristas, colonizadores, imperialistas, exploradores, extorsão financeira, exploração, ágio e ideias subversivas: vêm sempre do exterior. Mas a verdade, em última linha, com excepção da agressão pura e simples, é a de que a culpa vem sempre de nós, das nossas falhas, das nossas insuficiências, dos nossos erros e das nossas dívidas. E a dificuldade em encontrar quem reconheça as suas faltas, as nossas faltas, a fim de as corrigir e evitar no futuro, fundamenta um pessimismo de rigor.»

(António Barreto, in Tempo de Escolha)

A propósito, recomendo a leitura desta obra, pois dá-nos o perfeito retrato da forma como chegámos a este marasmo.
Parabéns ao António Barreto por nos disponibilizar mais uma obra a meu ver absolutamente indispensável.

Alexandre Sarmento

Sem comentários:

Enviar um comentário

A busca pela consciência.

  Estou farto de aturar gente de mente fechada, gente com palas, gente com capacidade de raciocínio curta, ou sem capacidade de raciocínio d...