segunda-feira, 22 de junho de 2020

Aldous Huxley e a corruptolândia democrática!!!


Não votem em corruptos!: "Corruptos são apanhados se forem ...

Todos os dias em Portugal ouvimos falar ou vemos notícias sobre corrupção, não há mesmo jornal que se preze que não apresente em todas as suas edições, notícias sobre este flagelo que há muito vai consumindo este país!!! 
Pelos vistos a gamela é apetecível, os corruptos multiplicam-se como ratos neste regime, uns levam uma bela fatia do bolo e a maior parte contenta-se com umas migalhitas, mas certo é que, o sistema vai-se aguentando, pelo menos enquanto houver alguma coisa no pote, quando a teta secar, alguém vai ter que suar a camisa, e esse alguém, escusado será dizer, somos nós!!!

Pelos vistos, o poder, o dinheiro e a ostentação subiram à cabeça desta gente, não resistem à tentação, é mais forte do que eles...

Reencontros: MALDITA CORRUPÇÃO !!!

Sobre esse fenómeno, Aldous Huxley, assim o pensou e o escreveu:

Os homens são atormentados pelo pecado original dos seus instintos anti-sociais, que permanecem mais ou menos uniformes através dos tempos. A tendência para a corrupção está implantada na natureza humana desde o princípio. Alguns homens têm força suficiente para resistir a essa tendência, outros não a têm. Tem havido corrupção sob todo o sistema de governo. A corrupção sob o sistema democrático não é pior, nos casos individuais, do que a corrupção sob a autocracia. Há meramente mais, pela simples razão de que onde o governo é popular, mais gente tem oportunidade para agir corruptamente à custa do Estado do que nos países onde o governo é autocrático. Nos estados autocraticamente organizados, o espólio do governo é compartilhado entre poucos. Nos estados democráticos há muito mais pretendentes, que só podem ser satisfeitos com uma quantidade muito maior de espólio que seria necessário para satisfazer os poucos aristocratas. A experiência demonstrou que o governo democrático é geralmente muito mais dispendioso do que o governo por poucos.

(In “Sobre a Democracia e Outros Estudos”)


Alexandre Sarmento

1 comentário:

  1. O Mundo parou, foi mandado para casa para perceber que o Homem para ser HOMEM tem que criar uma economia que seja baseada no AMOR.

    ResponderEliminar

A busca pela consciência.

  Estou farto de aturar gente de mente fechada, gente com palas, gente com capacidade de raciocínio curta, ou sem capacidade de raciocínio d...