segunda-feira, 22 de julho de 2019

Incúria, desleixo ou negocio?


Chegou o Verão e temos de novo temos como abertura dos telejornais o flagelo dos incêndios florestais.
Mais uma vez, infelizmente, se comprova a ineficácia dos meios disponíveis, seja por atraso na comunicação das ocorrências aos operacionais em campo, seja pela detecção, seja pela falta de eficácia da cascata de comando, pela sua incompetência, ou mesmo falta de coordenação!!!
Dizem, termos meios, dizem estar preparados, dizem ser eficazes em caso de calamidade, pergunto, então, se tudo funciona na perfeição, qual a razão de termos de novo casas queimadas e vitimas destas ocorrências, para não falar da destruição de grande parte da mancha vegetal deste país!!!
Resultado de imagem para fogos em portugal

Creio estarmos a olhar para o assunto de forma errada, estamos a negar o óbvio, estamos a negar uma realidade e ao mesmo tempo a fugir da verdade, ou seja, estamos a combater um inimigo cada vez mais forte, estamos a inverter a situação, apostamos em meios de combate e ao mesmo tempo não atacamos o problema na sua origem...
Perguntarão, qual origem e qual a forma de debelar toda esta problemática, simples, porque razão não olhamos para o passado, porque razão não aprendemos com os erros e sucessos do passado?
Quem ganha com esta situação, quem se beneficia com estas tragédias?
E, pior, porque razão a classe política não quer resolver estruturalmente resolvida esta questão dos fogos florestais?
Vou tentar ser sintético e deixar algumas pistas para o que mais adiante irei tentar explicar.
No passado havia um controle efectivo de combustíveis nos espaços florestados, fosse pelo cuidado por parte dos proprietários, pela pastorícia, ou pela utilização de espécies autóctones fossem elas o carvalho, o sobreiro a azinheira ou o medronheiro entre outras. Hoje temos o quê, um mar de eucaliptos, uma mancha cada vez menor de pinhal, e um ataque sistemático as nossas espécies endémicas, tendo sido mesmo criminosa a acção do legislador, permitindo que espécies protegidas e muitas árvores seculares tivessem sido abatidas ao abrigo de uma lei fabricada por incompetentes e inconscientes, alem de terem promovido um desastre ambiental anunciado, a tal desertificação e a falta de retenção de agua nos solos e subsequente desertificação do território nacional.
Falemos do crime, temos governantes, ou seja legisladores ao serviço dos grandes interesses industriais, como é do domínio publico, pois creio não ser o único cidadão neste país com dois olhos e um cérebro, pergunto, quem não se apercebeu que nas áreas ardidas onde anteriormente havia pinhal, montado de sobro ou floresta tradicional, temos hoje grande parte dessa área tomada pelo cultivo intensivo do eucalipto, não estou a lançar nenhuma suspeita, estou a constatar um facto!!!
Resultado de imagem para plantação de eucalipto

Pergunto, qual o papel dos governantes, qual o papel do Ministério da Agricultura, e já agora e porque não, o papel da sociedade civil?
Somos um país que em tempos teve uma economia primaria, agricultura de pequena dimensão e pastorícia, pergunto, porque razão somos importadores de grande parte do que consumimos hoje, se outrora, fomos auto suficientes, porque razão não se promove a pastorícia, porque razão se continua a afastar o povo português da terra, porque razão havemos de consumir todo o tipo de produtos alimentares fabricados de forma intensiva, quando temos condições que nos permitam fazê-lo de forma perfeitamente natural com benefícios para todos, note-se, a saúde, o ambiente e por fim o tal controle de matérias combustíveis florestais, ou seja desde ervas, tojos, giestas, silvas e outras espécies consideradas infestantes, seriam dessa forma controladas com todos os benefícios que bem sabemos, neste caso limitando as condições para a ocorrência dos fogos florestais.
Falando verdade, não se contorna este problema dos fogos florestais porque na realidade existem outros interesses bastante obscuros, tudo se resume a ganhos brutais e ilegais a coberto do sistema, pois alem do atentado ambiental, do empobrecimento sistemático dos solos e da promoção de uma mono cultura que sendo selectiva vai eliminando com o decorrer do tempo as espécies endógenas, esta é a realidade que nos tentam ocultar e por isso mesmo nada fazem para que se altere este paradigma!!!
Resultado de imagem para desertificação em portugal

Na verdade, não temos governantes capazes há mais de quatro décadas, temos infelizmente a ocupar o poder neste país gente pouco digna, gente incapaz, e pior gente criminosa que apenas pugna por defender interesses corporativos, ou seja defendem aqueles que os promovem e financiam neste regime ao qual denomino uma farsa de democracia, diria mais, um ditadura partidária, uma oligarquia, ou extremando posições, a sinarquia!!!
Mandatamos gente para gerir a coisa publica, mas ao invés de termos servidores da Nação, temos autênticos carrascos deste povo, pois defendem muitos interesses, mas nunca os deste povo, estamos num rápido processo de colectivização da propriedade, ou seja o Estado tem-se arrogado do direito de posse da propriedade dos privados, eu explico, hoje nada verdadeiramente nos pertence, pagamos renda daquilo que julgamos ser nosso, definindo desta forma o Capitalismo Monopolista de Estado, ou sintetizando, um regime de base marxista, o comuno-socialismo, no qual só teremos igualdade, quando todos formos igualmente miseráveis e escravos do sistema, o que infelizmente aos poucos nos vamos apercebendo. Com este regime, políticos e governantes deixaram de zelar pela coisa publica e apenas se focando nos seus interesses pessoais, um circo, uma palhaçada na qual sejam da direita, centro ou esquerda, estão todos combinados afim de conservarem  os seus cargos a as mordomias que o sistema lhes propicia!!!
Resultado de imagem para desertificação em portugal

Pergunto, planos de fomento, juntas de colonização interna, projectos agro-florestais, onde estão, alguém sabe?
O que acontece ao dinheiro dos nossos impostos, alguém me sabe responder, como e de que forma são aplicados, isto se alguma vez o foram.
Está na hora da sociedade civil mudar, está na hora de falar a uma só voz, está na hora de exigir que sejam tomadas medidas, está na hora de fazermos valer os nossos direitos, pergunto, ainda teremos alguns???
Temos um país a morrer e ninguém toma medidas, pergunto, ate quando, quanto tempo nos resta?

Alexandre Sarmento


2 comentários:

  1. VIVEMOS NUMA ANARQUIA TOTAL!!! SERÁ QUE O POVO NÃO VÊ?MAS JÁ NÃO É SÓ DE AGORA!!! TEM-SE VINDO A INTENSIFICAR DE HÁ UNS 20 ANOS PARA CÁ

    ResponderEliminar
  2. De política nada compreendo,o meu grau académico é a 4ª classe,mas tenho olhos e uma inteligência média como milhões de compatriotas.Só sei que ao sair da escola primária aos 11 anos fui trabalhar no duro nas fábricas de tanoaria em Esmoriz,( como moço, cheguei muitas vezes, trabalhar das 8 às 12h e das 13 às 23h)para ganhar 5 escudos por dia nos anos 50.Em Janeiro 63 até Fevreiro 66 cumpri o serviço militar,ferido na guerra colonial em Angola,evacuado para Lisboa."Concertado"regressei a casa,casei e em 69 emigrei para França para ter uma vida mais feliz,porque no meu Amado País...não via nada de bom ao horizonte,(quem me dera ficar sempre no ceio da minha PÁTRIA-MÃE!!!) Mas sempre vi a evolução estagnada a nível do cidadão médio e pobre desde que me conheço,seja que governo for... metem na prisão o pobre que roubou uma galinha porque teve fome... e o director do banco, que roubou as economias dos emigrantes, fica em liberdade!!! À 77anos que assisto a esta"JUSTIÇA"!!! Senhor Alexandre Sarmento,se é verdade o que nos revela...só poderei estar de corpo e alma com a sua maneira de ver toda a situação da nossa querida Pátria.Aprecio o conhecimento,a educação,a cultura exemplar que tem em responder e informar os nossos compatriotas, que como eu, não sabem da missa a metade e por ignorância,repetimos o que "Sabiamente"dizem alguns políticos.

    ResponderEliminar

A busca pela consciência.

  Estou farto de aturar gente de mente fechada, gente com palas, gente com capacidade de raciocínio curta, ou sem capacidade de raciocínio d...