quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

O outro lado da revolução da liberdade, a verdade!


«Aventuras de um CAPITÃO DE ABRIL no País da Liberdade.

Em Ago73, era eu Capitão, fui convidado a tomar parte na 1ª reunião em Évora, que foi o ponto de partida do Movimento dos Capitães... aí foi decidido apresentarmos um abaixo assinado aos Presidente da República Américo Tomás e a Marcelo Caetano, para que fossem revogados dois decretos acabados de publicar, que prejudicavam as promoções dos oficiais do Exército, em benefício dos ex milicianos, que tinham ido á Academia Militar entretanto.
Fui encarregado de recolher assinaturas em Santa Margarida, Tancos, Torres Novas, etc.... e lá andei nessa peregrinação revolucionária... recolhi muitas assinaturas e nunca fui incomodado por Pides e afins... depois assisti a todas as reuniões do dito movimento.... a coisa foi evoluindo sempre no revoga e não revoga os decretos e, em Fev74, fui para a guerra de Moçambique.

 Resultado de imagem para 25 de abril

Algures no mato, já a comandar uma companhia de Para quedistas, na Gorongosa, Vila Paiva de Andrade, no dia 25Abr74 á tarde, chega o Administrador do Posto e diz-me:-
"Snr Capitão houve uma Revolução e o General Spínola é quem manda agora no País..."
Disse-lhe que tinha uma ideia do que teria acontecido, agradeci , formei a Companhia (120 homens), informei-os da revolução e, numa exibição de puro e inocente analfabetismo político, disse aos meus homens:-
"Meus senhores, agora com o General Spínola à frente do País, vamos fazer esta guerra a sério, e acabar com isto rapidamente"
Entretanto em Portugal, a revolução seguiu o seu percurso e o que lá me chegava, às profundezas do mato, eram as apoteóticas manifestações em Lisboa e País fora, mergulhadas em abraços, beijos e lágrimas dos povinhos incensando a Liberdade, o fim do Fascismo, a Democracia.... havia cravos a rodos por todo o lado.... o povo andava nas ruas aos gritos de Viva a Liberdade em exultações de alegrias, entusiasmos e, em verdadeiras orgias e orgasmos de felicidades máximas...
Tendo sido eu sempre um aluno brilhante, passe a falta de modéstia, dei comigo absolutamente ignorante e a pensar ... mas que Liberdade é que estes gajos vitoriam, que merda é essa do fascismo e da democracia ... puro analfabetismo político, tal como a de todos os 99% dos Capitães que fizeram a revolução e que tinham, exactamente, a mesma formação académica que eu...
Perguntei a quem sabia da coisa, acerca da tal de Liberdade, e disseram-me:-
"Eh pá, é a Liberdade Política, de podermos pensar e expressar o que quisermos contra o que quer que seja, em particular as políticas... é a liberdade de podermos falar porra, sem a Pide nos prender..."
 Fiquei meio confuso, eu sempre tinha dito o que queria, nunca tinha visto a Pide a prender ninguém, antes pelo contrário lutavam connosco matos fora em defesa de Portugal... repito, eu era analfabeto político... de políticas só sabia a organização política de Portugal e de cor.
Mas enfim, eu era um Capitão ignorante, aliás éramos todos... alguns depois leram uns livros de bolso sobre essas coisas e ficaram mais espertos.. e botavam faladura como quem percebia de filosofias políticas e de ideologias, utopias e outras mitologias...
Depois fui indo revolução fora e um dia, em Moçambique, Clube de Oficiais, criticava eu ligeiramente o processo em curso, e um outro Capitão, como eu, mas de Administração, que tinha ido numa comissão do MFA a Moçambique para nos dinamizar como se dizia então, advertiu-me:-
"Tem cuidado com a língua, que tu tens uma cruz de guerra, és um criminoso de guerra, e se não te calas és saneado... seja expulso das Forças Armadas.."
Fui assim de repente, e inopinadamente, confrontado com a tal de Liberdade, que eu não sabia o que era.. pois ali estava ela, em toda a sua plenitude, a apresentar-se em termos pujantes e afirmativos... 3 semanas depois de Abril...
Aqui então fiquei mais esperto, e pensei, alto que a Liberdade de poder falar, afinal, é isto... só se pode falar o que estiver de acordo com a política em curso... e pensei, bem, isto começa a ficar pior que antes, nunca ninguém me tinha ameaçado... na Ditadura Salazarista e Marcelista, mas que puta de Liberdade é esta afinal?!
Interroguei-me... e não me encontrei respostas.

 Resultado de imagem para 25 de abril

11 Mar75..... eu estava em Moçambique, em Portugal houve um célebre incidente revolucionário, o 11Mar75, em que os paraquedistas foram ludibriados para atacaram o quartel do Ralis, com uma mentira idiota, e nesse mesmo dia, prenderam a maior parte dos meus camaradas Oficiais para quedistas, em Caxias, acusados de pensarem contra a revolução... incluindo o Exmo Coronel Rafael Durão, Cmdt do Regimento de Paraquedistas, um herói de Portugal na guerra...
E acusaram-nos também de serem contra revolucionários, e quererem reverter as fabulosas conquistas de Abril... foram presos sem mandados de prisão, e lá permaneceram cerca de um ano, enjaulados em Caxias, como criminosos comuns, sem acusação formada, sem vencimentos, sem julgamentos e depois postos nas ruas sem mais explicações... como cães... enxotados para casa... assim.. tal e qual...
Nessa noite do 11 de Março 75, o célebre MFA, Movimento das FA´s... fez uma reunião para discutir o destino dos oficiais presos e, por proposta do Coronel V. Gomes, o fuzilamento dos mesmos foi posto a votação entre os oficiais presentes da Comissão do MFA, e o resultado, a maioria, foi a favor da execução do fuzilamento.... dos seus camaradas... isto define o povo que somos, em situações desta natureza... cuidado pois...
Não houve fuzilamentos, porque o General Costa Gomes e o Capitão Vasco Lourenço sabiam que o 11Mar75 não passava duma armadilha pré planeada e política da revolução, e opuseram-se com cadeiras no ar e tudo (o Vasco..) .... foi uma marosca do PCP... com objectivo de prenderem aqueles Oficiais e alguns civis... por se oporem à descolonizção... foram mais tarde libertados depois da última descolonização., um ano depois.

Sabendo disto, pensava eu que, afinal, a Liberdade, o fim do Fascismo, a Democracia... não passavam de fantasias, palavras para enganar tolos... porque as realidades que vivia... eram exactamente as opostas daqueles chavões... e nunca tão horrorosos atentados, contra a Liberdade dos meus camaradas de armas ou outros , tinham antes sido cometidos... isto sim, foi fascismo, tirania, loucura...
Enfim, depois a coisa foi andando.... podia escrever vários livros sobre isto.... eu e todos os outros oficiais e sargentos, vivemos sempre com a espada suspensa do terror de sermos saneados.. seja, expulso das FA´s... isto, caso usássemos da Liberdade Política de Expressar (conquista de Abril), de dizer o que pensávamos de facto, e caso isso fosse entendido como contra revolucionário...
Era uma Liberdade complicada, era unilateral, apenas para os pró soviéticos e seus querubins... muitos colegas meus foram liminarmente saneados... por razões várias e até por oportunismos de terceiros, que lhes queriam as vagas para as suas promoções... capitães mais novos, mais ambiciosos, mais manipuláveis revolucionariamente... e, para o efeito, eram então acusados, pelas Comissões de Saneamento dos Oficiais e dos Sargentos, de qualquer coisa... tipo serem contra revolucionários, anti conquistas de Abril, prepotentes, ditadores, incompetentes, salazaristas, sei lá, disparates... .. um deles, meu amigo, foi saneado porque a esposa seria desonesta.. e tal o tornava indigno como oficial.. segundo afirmaram. .. e deu uma vaga de major.

 

Enfim, a coisa foi andando... a democracia consolidou-se ... os seus valores melhoraram... e entramos no Clube dos Ricos da UE e no Euro.... e esse Clube dos Ricos fez de nós gente grande, e somos agora, graças a Deus e â Liberdade, a 2ª maior Dívida Soberana da Europa, a 3ª maior do Mundo, com todos os nossos descendentes obrigados a pagarem tais dívidas, eternamente; é a herança e os custos que as liberdades lhes conquistaram...
Qual não foi o meu espanto agora, quando a 17 de Novembro de 2018 a União Europeia... aprovou uma qualquer Resolução, que diz o seguinte:-
"Criticar minimamente o Islão ou os Gays (LGBT) é crime; quem o fizer será objecto dum processo criminal e será preso... e os órgãos de comunicação social, que o fizerem, serão fechados"
Tal como no dia seguinte ao 25Abr74, quando eu não sabia de que puta de Liberdade falavam.... eu agora ainda sei menos... então a tal de Liberdade.... não era para podermos pensar e expressar livremente o que pensássemos, sobre questões políticas e correlativas, islão ou não islãos, comunistas ou não comunistas ??!!
Então eu não posso falar sequer, em termos de crítica, nas vacas sagradas da UE, que são os muçulmanos e os Gays...?! Se o fizer, sou preso?!
Continuo pois analfabeto político, não percebo a Liberdade, estou confuso e concluo que sou burro, nada a fazer... vou-me inscrever no género asinino, deixo definitivamente os humanos, muito mais evoluídos que eu; sinto dentro de mim um Burro, de acordo com as teorias do Género ou da espécie, e assumo-me como tal, saindo do armário.

José Luís da Costa Sousa.»

Deixo aqui um agradecimento ao caríssimo amigo, Comandante José Luíz da Costa Sousa pela partilha deste seu inestimável testemunho.
Parafraseando António José Saraiva,
"Os cravos que candidamente tomámos como símbolo de Primavera, esfumaram-se sobre um monte de esterco."

Alexandre Sarmento

7 comentários:

  1. UM retrato perfeito das vivências de uma pseudo-revolução, algo que por pouco não dizimou o país e o deixou à beira de uma ditadura Marxista Leninista.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Alexandre! Uma desmontagem coerente e verdadeira do maior embuste do sec.20 em Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Sem mais demora; está tudo esclarecido no depoimento deste Sr Capitão, Homem de verdade, Homem do antes de Abril de 74. Não se deixou vergar pela ganância, daqueles que apenas e só, como está demonstrado ao longo destes anos, queriam o Poder para despojar os Cofres do Banco de Portugal, dos mais de 200 Milhões de Contos e das mais de 500Toneladas de Ouro que lá Faltam, em proveito próprio e dos amigos, deixando este País na miséria total, que já começamos a pagar, mas ainda é só uma amostra do que estará para vir, porque a dívida essa já é praticamente Impagavel, continua a aumentar. E agora só um Homem, com a Inteligência, a Competência, a Eficácia de decisões acertadas, e com a Honestidade Indiscutivel do Sr Dr Salazar, este País, poderá voltar a ter o seu nome limpo na esfera mundial, como sempre o teve no Tempo de Sua Excª o Sr Dr António de Oliveira Salazar. Conhecido na História de Portugal e Internacional, como o OBREIRO da PÁTRIA. História esta de Salazar, que sempre tem sido negada, a verdade, aos nossos estudantes, e ao povo menos informado. Mas estes Falsos Democratas, vão ficar na História de Portugal, como os mais Corruptos, os mais Ladrões e os maiores Destruidores deste País, que é Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Texto fantástico, informativo,elucidativo e demonstrativo da farça montada pelos militares manipulados pelo Partido Comunista. Uma revolução que nada teve a ver com as liberdades do povo.

    ResponderEliminar
  5. Há muita coisa que se seguiu ao 25 Abril de 74 que poucas pessoas sabem; tal como o 25 Novembro, mas só o facto do afastamento de Salgueiro Maia e até mesmo o desprezo que a classe política/militar lhe dedicou já é elucidativo. Ele próprio admitiu em entrevista que liderou as tropas porque não concordava com a guerra, com os meios e com a forma como as carreiras eram atribuidas; foi esse o interesse dele...no meu universo diário de convivência social 2 em cada 50 procuram informação ...30 deles cumprem com o seu dever cívico: escolher a cara que mais gostam, o que fala melhor, ou que é do partido que lhe disseram ser melhor; 18 abstêm-se e os "2" votam nulo. Grata pela informação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Convêm no entanto lembrar que extremismo/fanatismo seja ele qual for; não tem nada a ver com liberdade e democracia, sejam eles de maioria ou minoria.

      Eliminar
    2. ah ... e os cravos eram tanto vermelhos como brancos ; até a simbologia ... enfim

      Eliminar

A busca pela consciência.

  Estou farto de aturar gente de mente fechada, gente com palas, gente com capacidade de raciocínio curta, ou sem capacidade de raciocínio d...