domingo, 15 de agosto de 2021

A Crise do Homem Português.

 


...A crise do homem português tem por causa única a perda de confiança em si próprio.

......a confiança que o homem português teve em si próprio baseava-se em certezas oriundas do seu substrato étnico, em tradições recebidas e continuadas, em ensinamentos transmitidos de modo mais ou menos esotérico, em regimentos das suas instituições, no êxito das suas façanhas políticas, enfim na sua fé religiosa.

(...) o homem português foi, durante os séculos heroicos, um homem de pensar adulto. Causas antifilosóficas fizeram-lhe perder a razão. Assim foi ele sofrendo uma decadência, passando a ter a sentimentalidade de um adolescente, e depois a veleidade de uma criança, para chegar à menoridade mental.

(...) homem pequeno, habitante de um país pequeno, de terra infértil e de industria pobre, de alma deprimida e de cultura inferior, nesta ilusão humilhante se situa e diz muitas vezes, perante escritores e jornalistas estrangeiros que atrai à capital, que recebe com generosa hospitalidade, que gratifica com honras e honrarias, recebendo em troca a lição medíocre de ensinamentos superficiais, quando não a prova escrita do merecido desprezo e desdém.

Álvaro Ribeiro, in "O Homem Português".

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. por isso mesmo 3 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza, viva o socialismo, todos igualmente pobres!!!!
    Segundo parece, deves ser um daqueles que se beneficiam no regime, recebes uma choruda avença e defendes o dono, aliás, típico de xuxa, o verdadeiro chulo a quem meteram uma cassete no espaço inter-nalgas, naquele espaço em que costumas enfiar algo mais substancial!!!!
    Quem não te conhecer que te compre, e digo-te mais, sou hetero, portanto daqui não levas nada!!!

    ResponderEliminar

A busca pela consciência.

  Estou farto de aturar gente de mente fechada, gente com palas, gente com capacidade de raciocínio curta, ou sem capacidade de raciocínio d...