sexta-feira, 30 de abril de 2021

A Tribo, o despertar!

 



Uma Reunião da Tribo, por Charles Eisenstein



Era uma vez uma grande tribo de pessoas que vivia em um mundo longe do nosso. Se longe no espaço, ou no tempo, ou mesmo fora do tempo, não sabemos. Eles viveram em um estado de encantamento e alegria que poucos de nós hoje ousamos acreditar que pudesse existir, exceto naquelas experiências excepcionais de pico quando vislumbramos o verdadeiro potencial da vida e da mente.

Um dia, o xamã da tribo convocou uma reunião. Eles se reuniram em torno dele, e ele falou muito solenemente. "Meus amigos", disse ele, "há um mundo que precisa de nossa ajuda. Chama-se terra e seu destino está em jogo. Seus humanos atingiram um ponto crítico em seu nascimento coletivo e nascerão mortos sem nossos ajuda. Quem gostaria de se voluntariar para uma missão neste tempo e lugar, e prestar serviço à humanidade? "

"Conte-nos mais sobre sua missão", pediram.

"Estou feliz por você ter perguntado, porque não é pouca coisa. Vou colocá-lo em um transe profundo, tão completo que você vai esquecer quem você é. Você vai viver uma vida humana, e no começo você vai esquecer completamente suas origens. Você esquecerá até mesmo nossa língua e seu próprio nome verdadeiro. Você será separado da maravilha e da beleza de nosso mundo e do amor que nos banha a todos. Você sentirá muita falta disso, mas não saberá o que é é que você está faltando. Você só se lembrará do amor e da beleza que sabemos ser normais como um desejo em seu coração. Sua memória assumirá a forma de um conhecimento intuitivo, conforme você mergulha na terra dolorosamente arruinada, que um mais belo mundo é possível.

"À medida que você crescer nesse mundo, seu conhecimento estará sob constante ataque. Será dito de um milhão de maneiras que um mundo de destruição, violência, trabalho enfadonho, ansiedade e degradação é normal. Você pode passar por um momento em que você estão completamente sozinhos, sem aliados para afirmar seu conhecimento de um mundo mais bonito. Você pode mergulhar em um profundo desespero que nós, em nosso mundo de luz, não podemos imaginar. Mas, não importa o que aconteça, uma centelha de conhecimento nunca o deixará Uma memória de sua verdadeira origem estará codificada em seu DNA.Essa centelha ficará dentro de você, inextinguível, até que um dia seja despertada.

"Você vê, mesmo que você sinta, por um tempo, totalmente sozinho, você não estará sozinho. Eu lhe enviarei ajuda, ajuda que você vivenciará como milagrosa, experiências que você descreverá como transcendente. Por alguns momentos ou horas ou dias, você vai despertar para a beleza e a alegria que deve ser. Você vai ver isso na terra, pois embora o planeta e seu povo estejam profundamente feridos, ainda há beleza lá, projetada do passado e do futuro em o presente como promessa do possível e lembrete do real.

"Vocês também receberão ajuda uns dos outros. À medida que começarem a despertar para sua missão, vocês conhecerão outros de nossa tribo. Você os reconhecerá por seu propósito, valores e intuições comuns, e pela semelhança dos caminhos que percorreu "À medida que a condição do planeta Terra atinge proporções de crise, seus caminhos se cruzarão mais e mais. O tempo de solidão, o tempo de pensar que você pode estar louco, acabará."

"Você encontrará as pessoas de sua tribo por todo o planeta e ficará ciente delas por meio das tecnologias de comunicação de longa distância usadas naquele planeta. Mas a mudança real, a aceleração real, acontecerá em encontros cara a cara em lugares especiais na terra. Quando muitos de vocês se reunirem, vocês lançarão uma nova etapa em sua jornada, uma jornada que, garanto a vocês, terminará onde começou. Então, a missão que estava inconsciente dentro de vocês florescerá na consciência. a rebelião intuitiva contra o mundo apresentado como normal se tornará uma busca explícita para criar um mais bonito.

"Em tempos de solidão, você sempre buscará se assegurar de que não é louco. Você fará isso contando às pessoas tudo o que há de errado com o mundo e sentirá uma sensação de traição quando elas não o fizerem. ouça. Você terá fome de histórias de injustiças, atrocidades e destruição ecológica, todas as quais confirmam a validade de sua intuição de que existe um mundo mais bonito. Mas, depois de receber a ajuda completa, enviarei acelerando suas reuniões, você não precisará mais fazer isso. Porque, você saberá. Sua energia, a partir de então, se voltará para criar ativamente esse mundo mais bonito. "

Uma mulher da tribo perguntou ao xamã: "Como você sabe que isso vai funcionar? Tem certeza de que seus poderes xamânicos são grandes o suficiente para nos enviar nessa jornada?"

O xamã respondeu: "Sei que funcionará porque já o fiz muitas vezes antes. Muitos já foram enviados à Terra para viver vidas humanas e estabelecer as bases para a missão que você vai realizar agora. Tenho praticado ! A única diferença agora é que muitos de vocês se aventurarão lá ao mesmo tempo. O que é novo na época em que viverão é que as Reuniões estão começando a acontecer. "

Um membro da tribo perguntou: "Existe o perigo de nos perdermos naquele mundo e nunca acordarmos do transe xamânico? Existe o perigo de que o desespero, o cinismo, a dor da separação sejam tão grandes que extinguirão o centelha de esperança, a centelha de nosso verdadeiro eu e origem, e que nos separaremos de nossos entes queridos para sempre? "

O xamã respondeu: "Isso é impossível. Quanto mais profundamente você se perder, mais poderosa será a ajuda que lhe enviarei. Você pode vivenciar isso no momento como um colapso de seu mundo pessoal, a perda de tudo que é importante para você. Mais tarde você reconhecerá o dom dentro dela. Nós nunca iremos abandoná-lo. "

Outro homem perguntou: "É possível que nossa missão fracasse e que este planeta, a Terra, pereça?"

O xamã respondeu: "Vou responder a sua pergunta com um paradoxo. É impossível que sua missão fracasse. No entanto, o sucesso depende de suas próprias ações. O destino do mundo está em suas mãos. A chave para este paradoxo está em você, na sensação de que cada uma de suas ações, mesmo suas lutas pessoais secretas, tem significado cósmico. Você saberá então, como sabe agora, que tudo o que você faz é importante.

Não houve mais perguntas. Os voluntários se reuniram em círculo e o xamã dirigiu-se a cada um. A última coisa que cada um percebeu foi o xamã soprando fumaça em seu rosto. Eles entraram em um transe profundo e sonharam com o mundo onde nos encontramos hoje.

****

Quem são esses missionários do mundo mais bonito? Você e eu certamente estamos entre eles. De onde mais poderia vir esse desejo, por este lugar mágico não ser encontrado em nenhum lugar da terra, neste belo tempo fora do tempo? Vem de nosso conhecimento intuitivo de nossa origem e destino. O anseio, indomável, nunca se contentará com um mundo menor. Contra toda razão, olhamos para os horrores de nossa época, acumulando-se ao longo dos milênios, e dizemos NÃO, não tem que ser assim! Nós sabemos disso, porque já passamos por isso. Carregamos em nossas almas o conhecimento de que um mundo mais belo é possível. A razão diz que é impossível; a razão diz que mesmo desacelerar - muito menos reverter - a degradação do planeta é uma tarefa impossível: politicamente inviável, enfrentada pelo poder do dinheiro e suas oligarquias. É verdade que esses poderes lutarão para defender o mundo que conhecemos. Seus aliados se escondem até dentro de nós mesmos: desespero, cinismo e resignação para construir uma vida que seja "boa o suficiente" para mim e para mim.

Mas nós da tribo sabemos melhor. No mais sombrio desespero, uma centelha de esperança jaz inextinguível dentro de nós, pronta para ser atiçada em chamas ao menor sinal de boas novas. Por mais convincente que seja o cinismo, um idealismo jejuno vive dentro de nós, sempre pronto para acreditar, sempre pronto para olhar para novas possibilidades com olhos novos, sobrevivendo apesar de infinitas decepções. E por mais resignados que possamos ter nos sentido, nosso engrandecimento sobre mim e o meu é indiferente, pois parte de nossa energia está voltada para outro lugar, para fora, em direção à nossa verdadeira missão.

Eu gostaria de aconselhar cautela contra dividir o mundo em dois tipos de pessoas, aqueles que são da tribo e aqueles que não são. Quantas vezes você já se sentiu como um alienígena em um mundo de pessoas que não entendem e não se importam? A ironia é que quase todo mundo se sente assim, no fundo. Quando somos jovens, o sentimento de missão e a sensação de origens magníficas e de um destino magnífico são fortes. Qualquer carreira ou estilo de vida vivido na traição desse conhecimento é doloroso e só pode ser mantido por meio de uma luta interior que fecha uma parte de nosso ser. Por um tempo, podemos nos manter funcionando por meio de vários tipos de vícios ou prazeres triviais para consumir a força vital e entorpecer a dor. Em tempos anteriores, poderíamos ter mantido o senso de missão e destino enterrado por toda a vida, e chamado essa condição de maturidade. Os tempos estão mudando agora, à medida que milhões de pessoas estão despertando para sua missão, todas ao mesmo tempo. A condição do planeta está nos acordando. Outra forma de colocar isso é que estamos nos tornando jovens novamente.

Quando você sentir aquela sensação de alienação, quando você olhar para aquele mar de rostos atolados tão inextricavelmente no velho mundo e lutando para mantê-lo, pense em uma época em que você também era, para todas as aparências externas, um participante pleno e disposto de esse mundo também. A mesma centelha de revolução que você carregou então, a mesma recusa secreta, habita em todas as pessoas. Como foi que você finalmente parou de lutar contra isso? Como foi que você percebeu que estava certo o tempo todo, que o mundo que nos foi oferecido é errado e que não vale a pena viver nenhuma vida que não se esforce de alguma forma para criar outra melhor? Como foi que se tornou insuportável devotar sua energia vital para a perpetuação do velho mundo? Provavelmente, aconteceu quando o velho mundo desmoronou em torno de seus ouvidos.

À medida que as múltiplas crises de dinheiro, saúde, energia, ecologia e muito mais convergem para nós, o mundo entrará em colapso para mais milhões. Devemos estar prontos para recebê-los na tribo. Devemos estar prontos para recebê-los de volta para casa.

O tempo da solidão, de percorrer o caminho sozinho, de pensar que talvez o mundo esteja certo e eu me enganei por me recusar a participar plenamente dele ... esse tempo acabou. Durante anos, andamos por aí falando sobre como tudo está errado: o sistema político, o sistema educacional, as instituições religiosas, o complexo militar-industrial, o setor bancário, o sistema médico - na verdade, qualquer sistema que você estude a fundo o suficiente. Precisávamos conversar sobre isso porque precisávamos nos assegurar de que não éramos, de fato, loucos. Precisávamos também conversar sobre alternativas, como as coisas deveriam ser. "Nós" devemos eliminar os CFCs. "Eles" deveriam parar de derrubar as florestas tropicais. "O governo" não deve declarar zonas de pesca. Essa palestra também foi necessária, pois validou nossa visão de mundo que poderia ser:

O tempo, porém, de conversar apenas para nos certificarmos de que estamos certos, está chegando ao fim. As pessoas em todos os lugares estão cansadas disso, cansadas de assistir a mais uma palestra, de organizar mais um grupo de discussão online. Nós queremos mais. Algumas semanas atrás, quando eu estava me preparando para uma viagem de palestra ao Oregon, os organizadores me disseram: "Essas pessoas não precisam ser informadas sobre quais são os problemas. Elas nem precisam ser informadas sobre quais são as soluções. Elas já sabem disso, e muitos deles já estão em ação. O que eles querem é levar seu ativismo para o próximo nível. ”

Para fazer isso, para entrar plenamente em sua missão aqui na terra, deve-se experimentar uma mudança interior que não pode ser apenas desejada por nós mesmos. Normalmente, não acontece por meio da coleta ou recebimento de informações, mas por meio de vários tipos de experiências que atingem as profundezas de nossa mente inconsciente. Sempre que sou abençoado com tal experiência, tenho a sensação de que algum poder benevolente, porém impiedoso - o xamã da história - ultrapassou o vazio para me acelerar, reorganizar meu DNA, religar meu sistema nervoso. Eu saio mudado.

Uma maneira de isso acontecer é por meio da "reunião da tribo" que descrevi nesta história. Acho que muitas pessoas que participaram do recente retiro Reality Sandwich, em Utah, experimentaram algo assim. Essas reuniões estão acontecendo agora em todo o mundo. Você volta, talvez, para a "vida real" depois, mas ela não parece mais tão real. Suas percepções e prioridades mudam. Novas possibilidades surgem. Em vez de se sentir preso em suas rotinas, a vida muda ao seu redor em um ritmo vertiginoso. O impensável torna-se senso comum e o impossível torna-se fácil. Pode não acontecer imediatamente, mas uma vez que a mudança interna tenha ocorrido, é inevitável.

Aqui estou eu, um palestrante e um escritor, contando como o tempo para meras conversas acabou. No entanto, nem todas as palavras são mera conversa. Um espírito pode andar no veículo das palavras, um espírito que é maior do que, embora não esteja separado de seu significado. Às vezes, descubro que, quando me curvo para o serviço, esse espírito habita o espaço em que falo e afeta todos os presentes. A sacralidade infunde nossas conversas e experiências não-verbais que estão se tornando parte de meus eventos. Na ausência dessa sacralidade, me sinto um espertinho lá em cima entretendo as pessoas e contando informações que elas poderiam facilmente ler online. Na sexta-feira passada à noite, falei em um painel em Nova York, um dos três espertinhos, e acho que muitos na platéia saíram desapontados (embora talvez não tão desapontados quanto eu estava comigo mesmo). Estamos procurando algo mais, e ele está nos encontrando.

A centelha revolucionária de nossa verdadeira missão já foi ateada em chamas antes, apenas para voltar a ser uma brasa. Você deve se lembrar de uma viagem de ácido em 1975, um show do Grateful Dead em 1982, um despertar da kundalini em 1999 - um evento que, no meio disso, você sabia que era real, um vislumbre privilegiado de um futuro que pode realmente se manifestar. Então, mais tarde, à medida que sua realidade se desvanecia na memória e as rotinas inerciais da vida o consumiam, talvez você o descartasse e todas essas experiências como uma excursão da vida, uma mera "viagem". Mas algo em você sabe que era real, mais real do que as rotinas de normalidade. Hoje, essas experiências estão se acelerando em frequência, mesmo quando o "normal" se desintegra. Estamos no início de uma nova fase. Nossas reuniões não são um substituto para a ação; são uma iniciação a um estado de ser do qual surgem os tipos de ações necessários. Em breve você dirá, com admiração e serenidade: "Eu sei o que fazer e confio em mim mesmo para fazê-lo."

Dezembro de 2009

 

 

1 comentário:

  1. Mais fácil compreender e aceitar estas ideias qd a pessoa já adota a espiritualidade na sua vida , há anos que me comporto com estes conhecimentos mas, nem todos acordam no mesmo tempo .

    ResponderEliminar

A busca pela consciência.

  Estou farto de aturar gente de mente fechada, gente com palas, gente com capacidade de raciocínio curta, ou sem capacidade de raciocínio d...