terça-feira, 9 de junho de 2020

A terrível ditadura de Salazar, a tal repressão!!!



A terrível ditadura de Salazar, a repressão!!!

Se comparamos a ditadura "salazarista" com as suas contemporâneas, chegaremos à conclusão que à luz da história e comtemporizando, até foi caracterizada pela sua brandura, desde o seu início na década de 1930, quer no seu término, já na década de 1960!!!


Os números o demonstram e a contabilidade repressiva é até bastante modesta, pois, Salazar nunca dispôs dos “gulags” de Estaline, nem dos “paredón” de Fidel Castro, nem dos campos de arroz de Pol Pot e contráriamente ao que os complexados de esquerda propalam, em Portugal não existiram nesse período as execuções sumárias, típicas dos democráticos regimes comuno-socialistas da altura, pergunto, quem desconhece o sucedido na China, no Cambodja, na RDA, e em todos, reitero, e em todos os países sob o fenomenal e democrático regime marxista?

O regime de Salazar nunca teve mais presos políticos do que a I República (cerca de 2382 no ano de 1912), e no final tinha até um número muito menor (128) do que aquele  que viria a haver nas prisões do PREC em 1975 (que alcançou o número de cerca de 3000), portanto, creio que não haja sequer termo de comparação, se bem que um dos regimes foi chamado de ditadura e o outro, o mais moderno e atrevido em termos de repressão e censura, chamado de democracia, enfim, mas segundo os pontos de vista dos iluminados abrileiros, sempre fieis ao já típico adoptar da perspectiva dos dois pesos e duas medidas, e claro, nunca esquecendo a questão fulcral, a típica e corriqueira estratégia da vitimização!!!

Arrisco mesmo dizer que Salazar foi de uma excessiva brandura, bem sabemos como tratou os seus principais opositores, um deles, pródigo em exílios dourados, um traste narcisista, vaidoso e hipócrita, estou a falar como não poderia deixar de ser, Mário Soares!
Quanto ao outro, o "Cavalo Branco", Álvaro Cunhal, bem sabemos que acabou por se formar enquanto recluso, tendo como tese de doutoramento um tema tabu na época, o aborto, de tal forma perseguido e reprimido que teve como nota 16 valores, pasme-se, impressionante, até dá vontade de chorar a forma como Salazar e o seu regime ditatorial destrataram tal figura, quase anedótico!!!



Imagem de um exílio terrível e desumano ao qual Salazar condenou Mário Soares e família, note-se a presença do criado, por sinal negro, natural do paraíso de São Tomé e Príncipe, fotografia notável onde poderemos ver uma criança, provavelmente também a servir sua excelência o exilado, o perseguido e a vítima do repressivo regime de Salazar!!!


E se estes dois verdadeiros artistas(traidores), tivessem sido dissidentes num dos bastiões das ideologias que defendiam, qual teria sido o seu fim, nem vale a pena pensar no assunto, pois no mínimo teriam feito um belo estágio a picar pedra debaixo de temperaturas negativas e caso não tivessem habilidade para tal trabalho, simplesmente teriam sido depositados numa vala comum depões de receberem uma bala na nuca!!!



Com um aspecto de muito maltratado, de fome e tortura, Álvaro Cunhal, fotografado na prisão, arrisco mesmo dizer, que nunca deve ter tido melhor aspecto, quiçá tenha tido um tratamento VIP, quanto à fuga, como é óbvio, tratou-se de um golpe de teatro patrocinado pelo regime, deixo a questão, algum dos leitores viu ou ouviu alguma menção a Salazar por parte deste individuo?


No fundo, Salazar criou um regime à sua imagem, a imagem de um bom cristão, tolerante, solidário, democrático e até mais "socialista" do que o regime que hoje vivemos, talvez seja mesmo essa a razão de ainda hoje falar de Salazar e Estado Novo seja assunto tabu!!!

A História lhe fará a devida homenagem, a história irá sem duvida repor a verdade, e será o tempo quem dará a Salazar o lugar que lhe compete, o lugar de grande estadista, de grande ser humano e de paradigma de altruísmo, o pai da Nação e o salvador da Pátria, facto que nenhum outro governante depois dele se poderá vangloriar.

Salazar foi único, foi e é inimitável, foi e é insuperável...e ainda hoje injustamente acusado de muitos actos que nunca cometeu!!!

Está na hora abrirem os olhos, questionarem-se e fazerem uma busca sobre o que foi a realidade neste país no tempo do "Glorioso Fascismo"!!!

Alexandre Sarmento








13 comentários:

  1. SINTO NOJO POR ME TER DEIXADO ALDRABAR POR UM BURLÃO COMO ESTE. UM GATUNO QUE ENCHEU OS BOLSOS À CUSTA DO POVO.

    ResponderEliminar
  2. Venho felicitá-lo pelo seu blog! Excelente!

    ResponderEliminar
  3. Excelente blog.Gradualmente as pestanas vão abrindo! ;)

    ResponderEliminar
  4. Continuo a concordar com as suas palavras. Mas o pais está adormecido e os jovens não querem ter o trabalho de procurar e ler diferentes pontos de vista da nossa história. Só assim seriam capazes de terem opinião.

    ResponderEliminar
  5. O problema do nosso país e que já está minado pela corrupção desde que este senhor saiu do poder. Atrevo-me mesmo a falar que estamos a entrar numa ditadura... “quero, posso e mando” onde já vale tudo, onde já fazem o que querem e se contrariados vir a sofrer com represálias. Seja qual o que entrar para o poder, já vai com o mesmo objetivo... vender o país a troco de grandes comissões. E tachinhos no final do mandato.

    ResponderEliminar
  6. A História será sempre a morte dos traidores e dos oportunistas. Não estaremos cá para o ver mas estarão os nossos netos e talvez eles tenham a coragem de pelo menos um acto: voltar a chamar à Ponte Salazar... Ponte salazar.

    ResponderEliminar
  7. Este e outros textos esclarecedores da verdade deviam de ser publicados nas principais páginas de todos os jornais nacionais e regionais, para que todo o povo pudesse saber da verdade acerca desse grande estadista, que foi Salazar. . . um grande Homem, sem dúvida. . .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM. GRANDE SENHOR,GRANDE ESTADISTA QUE GOVERNOU O PAÍS E NÃO SE GOVERNOU DO PAIS. ERA POBRE E POBRE MORREU.TINHA A SUA CONTA BANCARIA QUASE A ZERO

      Eliminar
    2. SIM. GRANDE SENHOR,GRANDE ESTADISTA QUE GOVERNOU O PAÍS E NÃO SE GOVERNOU DO PAIS. ERA POBRE E POBRE MORREU.TINHA A SUA CONTA BANCARIA QUASE A ZERO

      Eliminar
  8. eu vivi em Lisboa entre 1958 e 1963 e nao houve mal nenhum comigo e nem conheci isso a minha volta .estava se bem nesse belo tempo .vivi em Alvalade
    lembra me perfeitamente essses tempos e tenho muitas saudades e boas lembranças e se algurem quiser eu dir lhe hei tambem conheci santa comba dao onde fui a proposito visitar as 3 tombas rasas----a dele e as das duas irmas suas, lado a lado ,sem qualquer aparente riqueza----tambem a sua casa existente e sem riquezas...ora nao sei porque essa gente fala tao mal. vao ver 1º tenham respeito.ALRibeiro

    ResponderEliminar

A busca pela consciência.

  Estou farto de aturar gente de mente fechada, gente com palas, gente com capacidade de raciocínio curta, ou sem capacidade de raciocínio d...