segunda-feira, 1 de junho de 2020

Por muito que custe a muito boa gente, falta um Salazar.



Por muito que falem de Salazar, por muito que tentem denegrir a sua imagem e aviltar a sua figura, a verdade é que até hoje, não houve nenhum politico ou estadista que lhe chegasse aos calcanhares!!!
Raiva, inveja, desvio de atenções e complexos vários são a causa para tanto ruído em torno de Salazar e do Estado Novo, dizem, Salazar era muito mau, governou muito mal, tratou muito mal os portugueses, tinha uma PIDE e houve sacrifícios, poderão ter as suas razões, mas certo é, que depois dele nunca houve melhor, nem sequer uma aproximação.
Questiono-me, onde estão a nossa soberania, os territórios ultramarinos, a Nação unida, a auto-suficiência, autonomia financeira, melhor nível de vida, liberdade e a identidade nacional?
Salazar era mau e ditador, certamente, mas a verdade é que ainda não houve até hoje um governo ou governante democrata que provasse ser melhor!!!
Pergunto, como vivem os portugueses, quantos vivem nas ruas, quantos morrem nas macas nos hospitais, quantos passam privações, quantos vivem em condições indignas, quantos estão abandonados sem condições em fim de vida, que esperança têm os nossos jovens no futuro deste país, quantos jovens qualificados foram forçados a abandonar o seu lar e o seu país para procurar ter condições de vida condigna, em que condições se vive no interior, sem acessibilidades, sem acesso a cultura, sem acesso a cuidados de saúde, sem acesso a educação, sem transportes públicos, em suma, abandonados pelo sistema, pergunto, e a tal liberdade, a tal igualdade, a tal fraternidade, como ficamos?
Pois, parece-me que hoje não temos uma sociedade justa, não temos nem tivemos um nivelamento por cima em termos sócio-culturais, não temos hoje uma sociedade mais equilibrada, hoje temos ricos e temos pobres, mataram a classe media, cavaram um fosso cada vez maior entre ricos e pobres, pergunto, mas que raio andaram a fazer durante os tais 45 anos de liberdade e de democracia?
E justiça, onde está e a quem serve essa pedra basilar de uma sociedade justa e funcional, temos uma justiça que funciona em prol dos ricos e poderosos e outra inexistente para pobres e oprimidos e necessitados, ou melhor dizendo, uma justiça que beneficia os ricos e poderosos em detrimento do desgraçado que trabalha incessantemente e suporta o sistema, isto para não falar da protecção ao social parasitismo, aos verdadeiros criminosos e terroristas sociais da classe politica e todos os que orbitam a sua volta!
Corrupção, um país onde as leis são feitas por medida, no qual os próprios legisladores, orgãos da justiça e mesmo os magistrados são coniventes com o sistema e por isso mesmo também corruptos, agindo de forma concertada e fazendo parte da classe dos beneficiados, portanto, uma justiça cega só para os crimes dos senhores que bem sabemos, políticos, banqueiros, gestores de topo, são todos imunes, então, em que país nos tornamos, um feudo de umas quantas famílias e corporações no qual apenas uma pequena parte tem direitos, restando aos outros apenas deveres, uma verdadeira injustiça social, uma injustiça instituída constitucionalmente, uma farsa.
Hoje temos tudo aquilo que de negativo apontam ao Estado Novo de Salazar, convergimos com os países mais desenvolvidos em termos de desenvolvimento humano, claro que não!
Houve desenvolvimento industrial e agrícola, claro que não! Pois, temos uma industria mediana, não temos uma frota pesqueira, uma produção agrícola marginal, exceptuando pequenos sectores mais específicos.
Pergunto a quem pertencem as empresas estratégicas, tais como a produção e transporte de energia, as aguas e as comunicações?
Em que estado estão e a quem pertencem as instituições financeiras?
Sabemos nós que no tempo da outra senhora, havia como reserva no BdP, uma quantidade de ouro e divisas, ouro e divisas que serviam de padrão a uma moeda que chegou a ser a terceira mais forte a nível mundial, e hoje, hoje estamos escravos de uma divida e nada mais nos resta do que andar de mão esticada e esperando que as torneiras do BCE ou do FMI não se fechem.
Então, qual o balanço, em que ficamos, quem foi melhor, um mau Salazar com o seu Estado Novo, ou um belo regime e governos ditos do povo, muito democráticos em que a única liberdade que tivemos foi despejar um voto numa urna?
Somos hoje um resquício do que fomos no passado, somos exemplo de um país sem rumo, caloteiros, vigaristas, o esgoto da Europa, os pobres coitados, mais uma vez ingovernaveis, mais uma vez falidos, desta vez sem mais de 95% do território que outrora detínhamos, reduzidos a um mero quintal pejado de ervas daninhas...
Na verdade, deixamos de ser governados internamente, somos hoje um quintal dos grandes banqueiros e corporações internacionais, na verdade fomos vendidos, o país e a própria nação, somos hoje um povo escravo, esta é a grande verdade, a nossa triste realidade!!!
Dizem, volta Salazar, estas perdoado, perdoado de quê???
Desculpem o desabafo, poderia ter sido mais soft, claro que podia, mas não seria a mesma coisa!!!

Alexandre Sarmento

14 comentários:

  1. Pura verdade ,Para onde vai o dinheiro ? onde está o ouro ? È preciso que o dinheiro volte para sairmos da crise ,caso contrário os nossos filhos e netos estão com a corda no pescoço já bem apertada..É certo que á pobres e ricos ,mas ainda vejo a classe de boas e chorudas reformas.

    ResponderEliminar
  2. Verdade que a pura realidade em que vivemos...lembram-se do que disse o Marcelo Caetano após o 25 de abril?...consultem na net, e terão a resposta do que é Portugal hoje e a classe política 45 anos depois.

    ResponderEliminar
  3. Tudo o que li é verdade! Acrescento que o Dr° António de Oliveira Salazar foi o maior Estadista e Governante democrata, pois tinhamos TRABALHO, JUSTIÇA, GRANDEZA NACIONAL, SERIEDADE e PROGRESSO ! Hoje pergunto o que temos passados 46 anos do fatidico 25.Abril.1974 ? NADA.

    ResponderEliminar
  4. Caros Compatriotas. Fico Muito satisfeito pela Grande consideração que nutrem pelo Grande dr. Oliveira Salazar, apesar de que pelo que vejo, ou não viveram nessa época, ou não tiveram de perguntar aos vossos pais e avós como era viver nessa época. Sim, queremos o regresso dos Grandes monopólios como os dos bancos da família Espírito Santo que controlavam o país. Sim, queremos o regresso dos Grandes latifundiários que tratavam muito bem quem trabalhava para eles trarando-os como escravos em que nem ganhavam o suficiente para darem de comida aos filhos deles. Sim, queremos o regresso dos Grandes monopólios geridos por algumas famílias como a Melo em que para se poder usar um isqueiro tinha-se que pagar um imposto ou ir preso. Sim, queremos a Pide para que quando fizerem o mínimo comentário contra a vossa situação de vida acabem presos, agredidos ou, na melhor das hipóteses irem passar umas férias fabulosas no Tarrafal. Sim, queremos alguém como o dr. que quando alguém não concordava com ele ou punha em causa o seu poder mandava-o matar como aconteceu ao General Humberto Delgado, conhecido como General sem medo! Sim, vocês todos merecem que voltemos ao tempo da ditadura fascista de estrema direita que vocês todos chamam de "democracia". Pode ser que quando vocês fizerem comentários deste tipo e arrependidos por aquilo que desejaram, haja uma Pide ou uma semelhante que vos calem e párem assim de dizer tanta barbaridade... Viva a Democracia, Viva Portugal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ASSINO POR BAIXO...!!

      Eliminar
    2. Falou a voz da cassete marxista, olha lá meu pedaço de asno, quem mandou matar Humberto Delgado, se soubesses ler e não fosses um retardado imbecilizado e complexado de esquerda, já te terias preocupado em saber a verdade pois está bem exposta em alguns artigos deste mesmo blog!!!

      Eliminar
    3. E ver um filho de puta marxista fazer a apologia da liberdade e democracia é o mesmo que assistir ouvir uma puta fazer a apologia da virgindade!!!

      Eliminar
    4. Ao que parece, vou correr o risco de ser apelidado de "asno". Arrisco! Na breve leitura deste comentários a esta opinião claramente enviesada, estava a ficar preocupado com a ausência de resposta de uma crítica apoiada nas condições de vida da generalidade da população durante o estado Novo. Não é preciso vasculhar muito para perceber as miseráveis condições em que os meus pais e avós viveram... Serão os diferentes intervenientes nesta discussão descendentes dos privilegiados daquela época?

      Eliminar
  5. Vivi sob o jugo de Salazar, num país de pés descalços, com desemprego, sem assistência social, com perseguições, prisões e mortes de quem não seguia a cartilha do ditador, por isso não me fodam, elogiando o fascista que amerdaçou Portugal e ceifou milhares de vidas jovens numa guerra injusta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que culpa tenho eu ou o Doutor Salazar que você não passe de um filho de puta?

      Eliminar
    2. ...ou melhor que culpa tem a humanidade que você já tenha nascido imbecil!!!

      Eliminar

A busca pela consciência.

  Estou farto de aturar gente de mente fechada, gente com palas, gente com capacidade de raciocínio curta, ou sem capacidade de raciocínio d...