"A verdade, a decisão, o empreendimento, saem do menor número; o assentimento, a aceitação, da maioria. É às minorias que pertencem a virtude, a audácia, a posse e a concepção." Charles Maurras
terça-feira, 7 de julho de 2020
O lixo ferroviário que dá milhões, negócios à espanhola!!!
Já nem sei o que dizer, cada cavadela, sua minhoca, desta vez são as carruagens espanholas, pois, juntando as peças do puzzle bem sabemos como vai correr a brincadeira!!!
Foram quase de borla, uma pechincha, assim uma coisa estilo dos Kamov, que de um valor inicial que tudo indica terá rondado os 250 mil dólares a unidade, engordaram de tal forma que no final do negócio, nós os portugueses acabámos por pagar a módica quantia, uma verdadeira pechincha de cerca de 350 milhões de euros.
Eram sucata voadora, que já nem voava, o facto curioso é terem-nos dito que seriam aparelhos novos e que havia atrasos na entrega derivado ao atraso na entrega por parte do fabricante, mais uma falácia, mais verdadeira anedota, pois como todos sabemos os aparelhos, eram tão modernos que nem sequer tinham certificação para voar na Europa, facto!!!
Nota-se o bom estado do equipamento, mas afinal sucata, não será a mesma coisa em Espanha e Portugal?
Realmente só neste país, só com estes governantes e com este povo, agora ao que parece andamos a ver passar os comboios, mais sucata, não, mentira, não é sucata, são novos Kamov, que depois de uma limpeza permitirão a alguns boys e iluminados sacar mais umas dezenas ou centenas de milhões de euros dos cofres públicos, ao que parece, já estamos habituados, e também me parece que gostamos de pagar!!!
Pois gostamos de pagar, mas há quem não goste, e que o tenha afirmado publicamente, batendo o pé aos malvados credores, devem saber de quem falo, um rapazola, um boy que dá pelo nome de Pedro Nuno Santos, o marimbador profissional, o homem do "Não Pagamos, estou-me marimbando para os credores, não pagamos!".
Pois e tinha toda a razão, e não mentiu, ele e os seus comparsas nunca pagaram nada, quem se tramou fomos nós, o povinho que tem que bulir, o povinho que trabalha para sustentar a diabólica máquina trituradora de dinheiro que é o Estado Português, o mais caricato, é que mesmo não pagando aos credores, não se vendo obra, o monumental buraco continua a aumentar exponencialmente, dizem que ronda os 300 mil milhões de euros, mas eu pergunto, e o resto, ou já se esqueceram do sucedido quando da auditoria da Troika às contas públicas, afinal ainda havia uns trocados ocultados, coisa de pouca monta, eram apenas 40 mil milhões de euros varridos para baixo do tapete!!!
É triste e de facto lamentável que tantos anos depois não termos assistido, nem à reposição dos capitais em falta, nem vermos nenhum dos (i)responsáveis condenados, mas, mais uma vez, nada de espantar, pois neste país a culpa morre sempre solteira, pudera, quando os figurantes da justiça, os altos dignitários e magistrados, aqueles que deveriam ser o garante dessa mesma justiça, são apontados a dedo e objecto de notícias de corrupção e tráfico de influências, enfim, bem sabemos que vivemos num país no qual um pobre que rouba um pão, é ladrão, mas um figurão que roubou milhões e ajudou a criar milhares ou milhões de pobres é premiado com uma qualquer condecoração ou comenda.
Está bem à vista de todos, no fundo todos pagamos, somos todos vítimas, mas há muitos que ainda defendem os seus carrascos, assim uma coisa estilo clube de futebol, o amor à camisola, só com um problema, o seu clube, ganhe ou perca, os seus donos ganham sempre, e, nós, perdemos sempre, o problema já nem nem se coloca no imediato, pois é notório o desnorte e a falta de dinheiro em todos os sectores do Estado, saúde, educação, apoios e equipamentos sociais, mas o grande problema está mesmo no futuro, estou para ver como vai este país sobreviver sem ajudas, sem crédito, sem credibilidade e sem a confiança das instituições internacionais.
Carruagens de fabrico nacional na Sorefame.
Pergunto, vamos viver de quê, vamos comer o quê, importamos o pescado, a carne, o produtos agrícolas, nada se fabrica neste país, portanto, gostaria que algum iluminado me indicasse qual o país que tem futuro perante estas premissas!!!
Voltando ao tema das carruagens, porque razão não se fabricam em Portugal, se em tempos as fabricámos e de altíssima e reconhecida qualidade na Sorefame, ou mais uma vez o nossa vaidade e falta de amor próprio nos direccionou para a compra de lixo de outros países, já estávamos habituados a ver descarregar lixo tóxico vindo de outros países ser despejado em áreas protegidas no nosso território, passando por cima de tudo e de todos, até por cima da malha apertada da nossa legislação ambiental, ups, desculpem, malha apertada para nós, os pequenos, pois para as empresas dos boys do sistema tudo se lhes permite, estão imunes à legislação e ao olhar desatento da justiça, a bandalhocracia a funcionar em pleno!!!
Alguém me consegue explicar como se eu fosse mesmo muito burro, porque razão o material que já não serve nos outros países vem para cá, vem para um país que se diz tão moderno e inovador, tão vanguardista, é que não consigo entender, e mais, sem problema algum, pelo que me posso aperceber estamos a regredir, pois antes pugnava-se por convergir com os países mais desenvolvidos, mas, hoje estamos remetidos para o lugar de lixeira, os sucateiros da Europa.
Falam do atraso de antigamente, mas antigamente tínhamos uma industria em crescendo, posso relembrar o Grupo CUF, Lisnave, Sorefame e tantas outras que aos poucos foram sendo assassinadas pelas políticas dos inteligentes agentes desta coisa a que chamam democracia, mas afinal governam para quem, servem a quem, a mim não servem, ao restante povo português também não, mas há quem se beneficie, os tubarões do costume, e por sinal, muitas vezes esses tubarões são aqueles em que candidamente muitos dos portugueses votam!!!
Muito mais haveria a dizer, mas o texto já vai longo, o resto ficará para novas publicações, continuem a permitir esta pouca vergonha e depois não se admirem se dentro em pouco estivermos todos a viver em tendas e a andar de carroça!!!
Alexandre Sarmento
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Sobre a foto do vagão de passageiros de fabrico nacional, que me seja permitido um acrescento factual:
ResponderEliminarMuitos desses vagões foram construídos na Sorefame, sim, mas do Lobito (Angola), na que era uma das maiores empresas de África de então, pois tinha uma doca seca, para reparação de navios, construía navios e vagões ferroviários.
Ainda sobre os referidos vagões de passageiros, quem tenha dúvidas que aceda a alguns deles, pois todos têm, de forma bem explícita, uma chapa com a identificação do local e data de fabrico, no seu interior.