sábado, 28 de setembro de 2019

Líbia, antes e depois de Gaddafi!


Resultado de imagem para Muamar Kadafi


 A 20 de Outubro de 2019 passarão exactamente 8 anos desde que o imperialismo ocidental se juntou aos interesses da elite da alta finança sionista para matar Muammar al-Gaddafi e destruir o paraíso que ele construiu no continente africano, abrindo dessa forma as portas às grandes corporações para o saque e escravatura de um povo outrora independente, com uma forte identidade e um nível de vida e desenvolvimento notáveis no contexto norte africano, pois a Líbia era tão só o país mais desenvolvido e pacífico naquele grande continente.

 Apesar de Gaddafi ser a única mão forte da África no seu tempo a defender a unidade de África e fornecer apoios variados aos seus países irmãos de continente, os líderes africanos falharam em toda a linha enquanto ele esteve sob ataque e mais precisou deles.   Lamentavelmente África permaneceu em silêncio enquanto o inimigo entrava no continente e assassinava friamente o líder visionário e destruía ainda mais o futuro comum daquele continente.


 Naqueles momentos tristes e solitários, Muammar al-Gaddafi fez algumas proclamações significativas que hoje se tornaram realidade como profecias.

 A seguir, estão transcrições de suas declarações:


“Não irei para o exílio para nenhum país estrangeiro. Nasci aqui na Líbia e vou morrer aqui. Este país era um deserto, e eu transformei-o numa floresta, onde tudo pode crescer. ”

 “Ninguém ama mais esta terra do que os seus cidadãos, se a Europa e a América te disserem que te amam, tem cuidado, eles amam a riqueza da tua terra, amam o petróleo e não as pessoas. Eles ajudam-te a lutar contra mim, mas será mais sensato lutares contra eles, porque eles estão a lutar contra o teu futuro e progresso."

"A minha mensagem para os povos da líbios e africanos, é que eles vos estão a ajudar a matar-me, mas vocês pagarão o preço com o vosso sofrimento"

“A minha mensagem para a América e Europa, é que podem matar-me, mas preparem-se para lutar contra um terrorismo que não dá tréguas."

"Antes que se apercebam da vossa ignorância, terão os terroristas à vossa porta."


Resultado de imagem para libia 1999

 Seria bom analisarmos as verdadeiras razões pelas quais o Coronel Gaddafi foi morto, para que no futuro não se repitam mais ataques à independência e identidade de um povo.

Eis algumas das razões por trás deste acto bárbaro e terrorista:



1. Não havia conta de luz na Líbia, a electricidade era gratuita para todos os cidadãos.

2. Não havia juros sobre empréstimos, os bancos na Líbia eram propriedade do Estado e os empréstimos concedidos a todos os cidadãos com juros de 0%..


3. O acesso ao lar era considerado um direito humano na Líbia, de Gaddafi.


4. Todos os casais recém-casados ​​na Líbia recebiam o equivalente a  50 mil dólares do governo para comprar a sua primeira habitação.


5. A educação e os tratamentos médicos eram gratuitos na Líbia, antes de Gaddafi apenas 25% dos líbios eram alfabetizados, com Gaddafi a taxa de alfabetização subiu para 83%.


6. Os líbios que adoptaram a agricultura como carreira, receberam terras agrícolas, equipamentos, sementes e maquinaria, tudo de graça.


7. Quando um líbio não tinha acesso a educação ou as instalações médicas de que precisava na Líbia, o governo financiava a sua ida para o exterior, mas garantindo que regressassem a casa para contribuir na construção do país.


8. Na Líbia de Gaddafi, se um líbio comprasse um carro, o governo subsidiava 50% do preço. 

9. O preço da gasolina na Líbia era de 14 cêntimos de dólar por litro. 

10. O estado líbio não tinha dívida externa e suas reservas totalizavam 150 mil milhões de dólares que  agora posteriormente à morte de Gaddafi foram confiscados ou as contas em que se encontravam congeladas.

11. Se um líbio não conseguisse emprego após a sua formatura, o estado pagaria o salário médio da profissão como se estivesse empregado até encontrar emprego. 

12. Uma parte do valor das vendas de petróleo da Líbia foi creditada directamente nas contas bancárias de todos os cidadãos da Líbia. 

13. Cada mãe que desse à luz um filho no regime de Gaddafi recebia 5 mil dólares como apoio infantil antecipado. 

14. 40 pães na Líbia custavam 15 cêntimos de dólar sob a sua administração. 

15. 25% dos líbios tinham um curso superior. 

16. Gaddafi implantou o maior projecto de irrigação do mundo, conhecido como o Grande Rio Artificial, para tornar a água facilmente disponível em todo o país deserto. 


Resultado de imagem para libia

 Tudo isso foi possível porque Gaddafi não permitia que as grandes multinacionais recebessem 90% da receita do petróleo de seu país, como acontecia no resto do continente africano, em vez disso, ele usava os recursos do seu país para desenvolvimento do país e promover o bem estar do seu povo. 

Tudo isto fez dele um inimigo dos inimigos do progresso de África e do mundo. 


Alexandre Sarmento

Sem comentários:

Enviar um comentário

A busca pela consciência.

  Estou farto de aturar gente de mente fechada, gente com palas, gente com capacidade de raciocínio curta, ou sem capacidade de raciocínio d...