Que dizer de um governo ou governante de um país que aprova um negócio duvidoso e com contornos macabros, compram seis helicópteros Kamov, dizem ao povinho que custaram 42 milhões de euros, e no final o rombo comprova-se ter sido de cerca de 350 milhões de euros!!!
"São os helicópteros mais famosos do país e pelas piores razões. Desde que os seis Kamov foram comprados pelo governo de José Sócrates – era António Costa ministro da Administração Interna –, as polémicas têm-se sucedido. O negócio foi celebrado em 2006, quando o Estado decidiu comprar aeronaves para combater os fogos florestais. À época, Portugal não tinha meios aéreos próprios e o objectivo era poupar, evitando o recurso constante ao aluguer."
fonte, Jornal i
Uns dizem que foram comprados, outros que serviram de pagamento de parte de uma divida da Rússia para com Portugal, outros que foram recuperados da sucata, qual a verdade afinal?
Vamos lá então falar do assunto, pelo menos daquilo que sabemos...
Ajustes directos, atrasos, horas de voo indevidamente pagas devido aos já habituais contratos fraudulentos e lesivos para os cofres públicos, apadrinhados pelos senhores do costume, os nossos políticos e restante cambada que orbita o poder, a cambada das lojas maçónicas e quejandos!!!
Vamos começar pelo principio, o contrato dos Kamov foi celebrado num dos governos de Sócrates pelo seu Ministro da Administração Interna, António Costa contrato celebrado em 2006 com o valor de 42,1 milhões de euros e com a data de entrega dos aparelhos prevista e contratualizada para entrega no ano seguinte, sabendo nós que foram entregues fora de prazo alguns dos aparelhos com um atraso de mais de 3 anos, claro que estavam previstas penalizações em caso de incumprimento dos prazos de entrega, mas mais uma vez, a entidade que deveria ter tomado conta da ocorrência aligeirou as consequências para o incumpridor, desta feita pelo Subsecretario de Estado da Administração Interna, Fernando Rocha Andrade, situação detectada pelo Tribunal de Contas mas sem o procedimento consequente, mais uma vez, as já tradicionais trapalhadas que ficam impunes...
Outra situação caricata, os Kamov foram entregues sem uma serie de requisitos técnicos que lhes permitissem voar, mas temos mais um pormenor interessante, como poderemos ver mais abaixo.
Portanto, fez-se um negocio de equipamentos que chegaram tarde, com deficiências, que pagamos antecipadamente e que acabamos por não entender se foram pagos, ou se foram objecto de um acerto de contas com a Federação Russa, como explicarei de seguida, uma grande trapalhada a meu ver!!!
"Para abater parte da dívida da antiga União Soviética ao Estado português, Portugal obteve da Rússia, em 2008, seis helicópteros Kamov – Ka-32, destinados ao combate a incêndios. Na altura, diversos especialistas defenderam outras opções, como o aluguer e/ou compra de aviões Canadair ou de outro tipo/marca de helicópteros, como a Bombardier, mas o argumento foi o de que os Kamov, como abatiam parte de uma dívida ao Estado português, chegavam de graça."
fonte, Jornal Económico.
Posto isto pergunto, afinal pagámos ou não pagámos, e se pagámos, quem recebeu o dinheiro, se os helicópteros vinham como pagamento de uma dívida?
Sei que o Estado português pagou os 42,1 milhões, sinceramente não sei quem os recebeu, e as trapalhadas deste negocio não ficam por aqui.
"Os contratos eram celebrados sempre da mesma maneira: era pago pelo Estado um valor fixo anual que incluía um conjunto de horas de voo, findas as quais era preciso pagar um valor adicional por hora voada. Mas o Estado comprava pacotes com horas a mais (ver tabela). Em 2008, por exemplo, a EMA pagou por 2312 horas de voo, mas os helicópteros só voaram 1269 horas – gastando-se assim 5,4 milhões de euros a mais. E até 2013, o Estado pagou sempre demasiadas horas. Em sete anos, os Kamov voaram 9562 horas, mas foram pagas à Heliportugal 14 531 – o que representou uma despesa de 22 milhões em horas nunca voadas. O TdC criticou a “falta de iniciativa” da EMA em renegociar estes contratos, que eram renovados anualmente."
Fonte, Jornal i.
Apenas sabemos que pagamos sempre e a preços exorbitantes uma farsa que não serve para mais nada a não ser retirar-nos dinheiro dos bolsos, senão vejamos, pagamos a hora de voo a 35 mil euros enquanto o tabelado em Espanha se fica pelos 6 mil euros.
Retirem as vossas conclusões...
Retirem as vossas conclusões...
"A VISÃO fez as contas e concluiu que entre aquisição, gestão, manutenção e reparação dos helicópteros Kamov foram gastos, no espaço de dez anos, pelo menos 348,8 milhões de euros, o equivalente ao que as associações de bombeiros recebem do Estado em 13 anos e cerca de 17 vezes mais do que se gasta anualmente na prevenção dos incêndios florestais. Tendo em conta que os Kamov voaram cerca de 10 mil horas desde que estão ao serviço do Estado português, cada hora voada custou aos contribuintes 34,8 mil euros."
Fonte, revista Visão.
Depois de tudo isto, pergunto, quem me garante a proveniência dos equipamentos, se eram na verdade novos, quem recebeu o dinheiro, e na verdade gostaria de saber quem são os responsáveis e de que forma foram sancionados no meio desta monumental vigarice?
Que melhor exemplo querem da seriedade dos nossos governantes?
Mas ainda haverá alguém que pense pela sua própria cabeça que acredite nesta farsa, neste estado cleptocrático, nesta sociedade-fraude sistemática?
Mas ainda haverá alguém que pense pela sua própria cabeça que acredite nesta farsa, neste estado cleptocrático, nesta sociedade-fraude sistemática?
Alexandre Sarmento
Nota, no dia de hoje 2 de Maio de 2020, posso afirmar, nenhum dos aparelhos era novo, e mais, não há forma de confirmar a proveniência dos aparelhos pois foram-lhes retiradas as placas com os números de série, coisas do regime!!!
O azar é que não há como conhecer gente que pilotou estas sucatas voadoras, gente a quem publicamente quero agradecer as preciosas informações disponibilizadas.
Para terminar, isto é só uma pequena amostra da roubalheira efectuada aos cofres públicos pelos boys do sistema, Portugal no seu melhor!!!
Nota, no dia de hoje 2 de Maio de 2020, posso afirmar, nenhum dos aparelhos era novo, e mais, não há forma de confirmar a proveniência dos aparelhos pois foram-lhes retiradas as placas com os números de série, coisas do regime!!!
O azar é que não há como conhecer gente que pilotou estas sucatas voadoras, gente a quem publicamente quero agradecer as preciosas informações disponibilizadas.
Para terminar, isto é só uma pequena amostra da roubalheira efectuada aos cofres públicos pelos boys do sistema, Portugal no seu melhor!!!
E UM DOS MUITOS NEGOCIOS RUINOSOS EFECTUADOS POR UM GOVERNANTE QUE TEM O MAIOR GRAU DE INCOMPETENCIA ESTA NEGOCIATA O SIRESPE 500 MILHOES E O QUE AINDA VAI PAGAR E CONTINUA OBSOLETO COMO JA ESTAVA DE ONDE VEIO O PORTUGAL PEQUENINO NAO PODE ALIMENTAR ESTE TIPO DE SITUAÇAO ENEM ESTE PM UM SINISTRO
ResponderEliminarESTA NA CARA DE TODA A GENTE NINGUEM CONCORDA E MAIS O SR. PR DEVE POR-SE EM BICOS DOS PES E DIZER NAO ACABOU
ResponderEliminarIsto é um Blog . Eu só acredito em notícias credenciadas
ResponderEliminarComo se prova aqui é incompetência total do actual primeiro ministro e do PS à que pedir responsabilidade aquem fez estes negócios ruinosos para o país
ResponderEliminarOs submarinos serviram sempre para desviar as atenções destas superes vigarices...
ResponderEliminarRUINOSOS PARA O PAIS MAS MUITO LUCRATIVO PARA OS GOVERNANTES
ResponderEliminarO país tem de tudo fazer para acabar com estes casos
ResponderEliminar( repetitivos ) e gentinha dessa tem de ser desprezada e julgada.
A vergonha do costume, ja nada me espanta nezte País, talvez um dinal de wue se ultraoassaram tidis os limites...
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