Páginas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Primo de Rivera, um notável pensador e político.

 



"O nosso movimento não é apenas uma maneira de pensar, é uma maneira de ser. Não devemos propor apenas a construção, a arquitectura política. Temos que adoptar, perante a vida, em cada um dos nossos actos, uma atitude humana, profunda e completa. Esta atitude é o espírito de serviço e sacrifício, o sentido ascético e militar da vida. Assim sendo, que ninguém pense que aqui recrutamos para oferecer recompensas; que ninguém pense que nos reunimos para defender privilégios."


"Nem na direita, nem na esquerda esta o remédio, a vitoria de qualquer uma delas implica a derrota e humilhação da outra. Não pode haver vida nacional numa pátria repartida por duas metades inconciliáveis: a dos vencidos, rancorosos pela sua derrota e a dos vencedores embriagados com o seu triunfo."


"O que esperam agora as juventudes na tempestade? Renunciarão a toda a esperança? Irão retrair-se para torres de marfim? Chegarão a confiar, de novo, em vozes partidárias que, outra vez, as seduzam para as desiludir? Se a nossa geração procedesse deste modo ficaria como uma das mais cobardes e estéreis. A sua missão é outra e bem clara (...) Esta geração, depurada pelo perigo e o desengano, pode buscar, nas suas próprias reservas espirituais, extremos de abnegada austeridade. Quando se aprendeu a sofrer, sabe-se servir. No desejo de servir está o segredo do nosso triunfo (...) Arrojados à intempérie pelas tribos acampadas à sombra dos partidos, queremos erguer o novo refúgio forte, claro e alegre, em cujas estâncias se identificam a honra e o serviço."

José Antonio Primo de Rivera






Sem comentários:

Enviar um comentário